Uma Loja de Umbanda dá certo em qualquer lugar do mundo. Não pense você, que pretende abrir uma loja de umbanda, que todos os negócios são iguais na medida em que visam produzir riqueza a partir do lucro. Certamente, neste ponto, uma loja de produtos de umbanda é mais do que um tipo qualquer de negócio. Na verdade, o que posso te dizer por enquanto é que este ramo de atividade reúne características comuns as lojas de produtos naturais, lojas de produtos religiosos em geral e as lojas de produtos exotéricos ou místicos e de produtos de artesanato.
Quando nos referimos a produtos de umbanda estamos nos referindo não apenas aos produtos utilizados nos cultos umbandistas. Em geral, um loja de umbanda oferece uma enorme diversidade de produtos, caracterizando-se, portanto como uma loja de variedades. Tal fato se refere a natureza própria da umbanda que reflete em sua origem a própria da formação da sociedade brasileira, sobretudo no que se refere a miscigenação original entre os povos oriundos da Europa e da África, com os povos indígenas, habitantes originais do território.
A umbanda, neste sentido, abarca elementos do cristianismo e espiritismo europeu e do culto africano aos orixás, associando-os as práticas rituais originárias da pajelança indígena. Sendo assim, trata-se de uma religião altamente complexa tanto em seus fundamentos originais, quanto em sua sistemática teológica.
Uma loja de produtos de umbanda, compreendida como uma loja de produtos religiosos em geral, comercializa, portanto, produtos destinados não apenas aos terreiros propriamente ditos de umbanda, mas também produtos destinados aos cultos dos orixás das diversas nações do candomblé, objetos utilizados pelas religiões cristãs, sobretudo o catolicismo, e nos rituais de pajelança, como os cachimbos de angico e as maracas indígenas utilizadas na jurema sagrada.
O tipo de clientela também distingue uma loja de umbanda de uma loja de produtos religiosos em geral. A presença do povo de santo, como são chamadas as pessoas ligadas as religiões de matriz afro-brasileira, enquanto clientes habituais é notável. Destacam-se, neste sentido, pais, mães e filhos de santo, zeladores, rezadores, benzedeiras e curandeiros.
Muitos produtos comercializados por uma loja de umbanda são considerados sagrados. Há produtos energizados, magnetizados, consagrados e cruzados. A presença de todas estas energias no interior de uma loja de umbanda se faz sentir pela mediunidade de grande parte dos clientes. Pode-se mesmo afirmar que esta sintonia é fundamental para o sucesso do negócio.
Não é de todo incomum que clientes de uma loja de umbanda incorporem no interior da loja. Saber como proceder com estas energias; compreender como são manipuladas; e, sobretudo, acreditar na existência e realidade destas forças e fundamental para que o proprietário de uma loja de produtos de umbanda veja prosperar o seu negócio.
Tomada enquanto loja de produtos naturais, uma loja de produtos de umbanda se caracteriza por comercializar uma diversidade de ervas medicinais, partes desidratadas de plantas, como folhas, raízes e caules, e produtos parcialmente processados a partir de extratos, como pomadas, garrafadas e xaropes. Por outro lado, a comercialização de incensos e defumadores, estatuetas em louça e objetos orientais diversos, como budas, pirâmides e elefantes, atribuem as lojas de produtos de umbanda, as mesmas características das lojas de produtos místicos ou exotéricos.
Convém deixar claro ao leitor que a despeito das características fundamentais de uma loja de umbanda, enquanto atividade comercial, trata-se de um negócio altamente rentável, com margens de lucro muito acima da maioria dos ramos de atividades. Dessa forma, um planejamento adequado pode ser decisivo para o sucesso do empreendimento. Agora, se você ainda não tem certeza se este tipo de comércio dará certo em sua cidade, abra sua mente: uma loja de produtos de umbanda dá certo em qualquer lugar do mundo!