Quimbanda e magia negra? Já ouviu falar em quimbandeiro? Em geral, é como se chama o pai ou a mãe de santo da Quimbanda. E a Quimbanda, o que é? A definição mais rápida e, portanto, a mais perigosa, é a de que este é o ramo ou polo negativo da Umbanda. Não gosto desta definição e espero que você tire suas próprias conclusões ao longo de teu aprendizado.
Em geral, são os quimbandeiros quem praticam a chamada magia negra. No entanto, a profundidade do conhecimento da quimbanda muitas vezes é desprezada pelo preconceito e pela ignorância dos que julgam sem conhecer, senão vejamos:
Sabe-se que os escravos contavam apenas com a sabedoria dos seus antepassados sobre os princípios medicinais das plantas, contidas nas folhas, cascas e raízes. Este tipo de medicina natural era amplamente praticada pelos escravos, chamados de negros em função da cor da pele, e, por este mesmo motivo a magia (medicina natural) que eles praticavam era negra.
Dessa forma, quimbanda e magia negra, antes mesmo de significar uma prática de feitiçaria, estava relacionada com a cor da pele de seus praticantes. O mais interessante é que, segundo historiadores, frequentemente os senhores de engenho ou suas família recorriam a estes conhecimentos tradicionais dos escravos para tratarem suas próprias enfermidades. Consegue perceber agora o tipo de opressão física e psicológica a que foram expostas a população negra neste período? E hoje, será que mudou muita coisa em relação ao tempo da escravidão?