Você está iniciando, a partir deste momento, uma jornada de descobertas e de aprendizado. Muito se tem visto e ouvido falar sobre o empreendedorismo de um modo geral. Parte-se, geralmente, do pressuposto de que todos os negócios tem uma ligação em comum relacionado a obtenção de lucro.
Neste sentido, a primeira questão que procuraremos responder, visa esclarecer que uma loja de umbanda não é um tipo qualquer de negócio. Evidentemente, do ponto de vista formal e jurídico, suas bases são as mesmas de qualquer empresa comercial, no entanto, na medida em que tem por missão atender um tipo muito específico de clientela, se diferencia enormemente da maioria dos ramos de atividades comerciais.
A priori, pode-se dizer que existem fundamentos umbandistas e místicos na formulação dos produtos comercializados, assim como há energias poderosas que influenciam os ambientes das lojas de umbanda, principalmente energias espirituais das entidades da umbanda, mas também mentais de uma clientela fortemente baseada em sacerdotes, médiuns e esotéricos que habitualmente manipulam energias desconhecidas pela grande maioria das pessoas comuns.
Caso você seja absolutamente cético no que se refere a dimensão mística, ressalto que as descobertas atuais da física quântica, sobretudo no que se refere aos campos quânticos, bem como o que vem sendo recentemente descoberto pelos neurocientistas sobre a influência da energia mental e das ondas cerebrais dos seres humanos sobre o plano físico, compreenderá, finalmente que, como teria dito Shakespeare, “há mais coisas entre o céu e a terra do que julga a nossa vã filosofia”.