Quais são as possíveis ameaças a uma Loja de Umbanda? Em algum momento do teu planejamento, você poderá pensar que as maiores ameaças ao teu negócio são:
A localização (caso esteja distante dos distribuidores);
A concorrência (caso haja outras lojas de umbanda em tua cidade ou região);
A crise econômica em geral;
Enfim, as ameaças mais comuns que afetam as empresas.
Não se esqueça do que venho dizendo: Uma loja de umbanda não é como uma empresa comum. Quero te esclarecer aqui que provavelmente as maiores ameaças ao teu negócio serão mais subjetivas do que objetivas. Como assim? Me explico: a falta de união do “povo de santo”, por exemplo, poderá fazer com que certo dirigente umbandista não seja teu cliente porque outro dirigente de outra casa de umbanda já é teu cliente. Isso existe!
Imagine que sua loja em funcionamento
Imagine que tua loja esteja funcionado e que você esteja atendente um cliente de um terreiro. Naquele mesmo momento, outro cliente de outro terreiro chega, eles não se falam, e um dos dois (ou os dois) desistem da compra, porque não desejam permanecer no mesmo local em que o outro se encontram.
O que quero te dizer é que, caso você seja membro ativo de alguma casa de umbanda, poderá encontrar dificuldade em fidelizar clientes que sejam membros de outros terreiros ou casas. Terá que desenvolver bastante empatia. Apresentar-se neutro em situações polêmicas ou dificuldades porque podem estar passando teus clientes adeptos de cultos afro-brasileiros também é desejável. Deve-se considerar também situações internas que as próprias casas ou terreiros que frequentam. Este jogo de cintura, não será necessário no caso do proprietário da loja de umbanda não ser umbandista. Em contrapartida, o mesmo poderá passar por outros tipos de dificuldade ou problema.
Desejamos sucesso ao seu empreendimento!
Esperamos ter contribuído para que consiga responder a pergunta “Quais são as possíveis ameaças a uma Loja de Umbanda?”