Vivemos uma época de muitas incertezas. De fato, não é possível afirmar com veemência que teremos ou não capacidade de realizar qualquer missão que nos é dada a qualquer momento. Quantas vezes diariamente não nos confrontamos com estas incertezas? Habilidades e competências são requeridas na gestão de qualquer empresa. Até que ponto as lojas de umbanda poderiam requer habilidades e competências diferenciadas ou adicionais?
Primeiro, quero te falar uma coisa muito importante: Grande parte de teus clientes são adeptos de religiões afro-brasileiras. Estas pessoas foram (e ainda são) oprimidas, perseguidas e discriminadas ao longo da história do nosso país. Este será teu público-alvo principal. Neste ponto, quero te dizer que você terá condições plenas de reunir todas as habilidades e competências necessárias para gerir o teu negócio, desde que tenha sensibilidade e humanidade em teu postura em relação a este público tão especial.
Caso você seja uma pessoa que tenha uma origem humilde, terá obrigação de ser humano! Caso você goze de boas condições financeiras, precisará compreender o teu público-alvo e, quiçá, transformar a tua nova atividade em um centro de difusão e valorização da cultura afro-brasileira (falaremos sobre isso mais adiante).
Esta ênfase que damos inicialmente no perfil do proprietário de uma loja de umbanda fará toda a diferença na busca por uma gestão de sucesso, que possa afastar as ameaças, fraquezas e riscos que o teu negócio possa confrontar futuramente. A tolerância e o respeito a diversidade deverão ser os baluartes de teu negócio. Pense positivo e faça a diferença!