Pesquisa de mercado com poucos recursos? Antes de falar sobre o assunto, acredito que você já sonhou muitas vezes sendo o proprietário de uma Loja de Umbanda. Este é o sonho de muitas pessoas. Quem já tentou se aventurar por conta própria neste ramo de negócio provavelmente passou por muitas dificuldades até conseguir realizar o seu objetivo. É claro que a maioria desistiu antes de realizar o sonho.
Como posso realizar com poucos recursos uma pesquisa de mercado? Para responder a esta pergunta, antes mesmo de fazer uma pesquisa de mercado, você já deverá ter uma boa informação sobre o número de terreiros que existem em tua cidade ou região e o contato de membros ou dirigentes de alguns destes terreiros. A melhor forma de realizar uma pesquisa de mercado é elaborando um questionário simples. Vamos fazer isso?
Modelo de Questionário de Pesquisa de Mercado
Nome: ______________________________ Idade: _____
Nome do terreiro/casa: _____________________________
Cargo no terreiro: ____________________ Tempo: ______
Endereço completo: _______________________________
Tel: ____________ E-mail: __________________________
Pai/Mãe de cabeça (orixá regente): ___________________
Realiza algum atendimento? Qual? ___________________
O terreiro forma filhos? Quantos por ano? ______________
Onde você adquire os produtos que necessita? __________
Com qual frequência adquire estes produtos? ___________
Quais são os produtos que mais utiliza? ________________
Existem lojas de umbanda na cidade? Cite: _____________
Como é o atendimentos nesta(s) loja(s)? _______________
Você encontra tudo o que precisa? ____________________
O que tem dificuldade de encontrar? __________________
Quando não encontra um produto, como faz? ___________
Compra produtos pela internet? Quais? ________________
O que uma loja de umbanda deveria oferecer? __________
Você acha que há espaço para mais uma loja? __________
Acrescente mais perguntas, se julgar necessário. Também deverá considerar questões relativas ao método estatístico, como população e amostra, caso pretenda aumentar a confiabilidade dos resultados obtidos. Na Internet há muita informação sobre como calcular a amostragem ideal para que uma pesquisa possa apresentar resultados confiáveis.
Creio que agora já possa ter algumas bases para responder a pergunta: “Como posso realizar com poucos recursos uma pesquisa de mercado?”.