Como montar uma Loja de Umbanda e Candomblé em sua cidade? Se você quer abrir uma Loja de Umbanda e não sabe como, você chegou no lugar certo. Preste bem atenção no que queremos te dizer: Não pense você que pretende abrir uma loja de umbanda que é a mesma coisa de se abrir um negócio qualquer, ou seja, que todos os negócios são iguais na medida em que visam produzir riqueza a partir do lucro.
Certamente, neste ponto, uma loja de produtos de umbanda é mais do que qualquer tipo de negócio. Na verdade, posso dizer superficialmente que este ramo de atividade reúne características comuns as lojas de produtos naturais, lojas de produtos religiosos em geral e as lojas de produtos exotéricos ou místicos.
Quando nos referimos a produtos de umbanda estamos nos referindo não apenas aos produtos utilizados nos cultos umbandistas. Em geral, um loja de umbanda oferece uma enorme diversidade de produtos, caracterizando-se, portanto como uma loja de variedades.
Tal fato se refere a natureza própria da umbanda que reflete em sua origem a própria da formação da sociedade brasileira, sobretudo no que se refere a miscigenação original entre os povos oriundos da Europa e da África, com os povos indígenas, habitantes originais do território.
A umbanda, neste sentido, abarca elementos do cristianismo e espiritismo europeu e do culto africano aos orixás, associando-os as práticas rituais originárias da pajelança indígena. Sendo assim, trata-se de uma religião altamente complexa tanto em seus fundamentos originais, quanto em sua sistemática teológica.
O que Diferencia uma Loja de Umbanda e Candomblé?
Uma loja de produtos de umbanda e candomblé, compreendida como uma loja de produtos religiosos em geral, comercializa portanto produtos destinados não apenas aos terreiros propriamente ditos de umbanda, mas também produtos destinados aos cultos dos orixás das diversas nações do candomblé, objetos utilizados pelas religiões cristãs, sobretudo o catolicismo, e nos rituais de pajelança, como os cachimbos de angico e as maracas indígenas utilizadas na jurema sagrada.
O tipo de clientela também distingue uma loja de umbanda de uma loja de produtos religiosos em geral. A presença do povo de santo, como são chamadas as pessoas ligadas as religiões de matriz afro-brasileira, enquanto clientes habituais é notável. Destacam-se, neste sentido, pais, mães e filhos de santo, zeladores, rezadores, benzedeiras e curandeiros.
Um Comércio de Produtos Sagrados
Muitos produtos comercializados por uma loja de umbanda são considerados sagrados. Há produtos energizados, magnetizados, consagrados e cruzados. A presença de todas estas energias no interior de uma loja de umbanda se faz sentir pela mediunidade de grande parte dos clientes. Pode-se mesmo afirma que esta sintonia é fundamental para o sucesso do negócio.
Não é de todo incomum que clientes de uma loja de umbanda incorporem no interior da loja. Saber como proceder com estas energias; compreender como são manipuladas; e, sobretudo, acreditar na existência e realidade destas forças e fundamental para que o proprietário de uma loja de produtos de umbanda veja prosperar o seu negócio.
Uma Casa de Ervas?
Tomada enquanto loja de produtos naturais, uma loja de produtos de umbanda se caracteriza por comercializar uma diversidade de ervas medicinais, partes desidratadas de plantas, como folhas, raízes e caules, e produtos parcialmente processados a partir de extratos, como pomadas, garrafadas e xaropes.
Por outro lado, a comercialização de incensos e defumadores, estatuetas em louça e objetos orientais diversos, como budas, pirâmides e elefantes, atribuem as lojas de produtos de umbanda, as mesmas características das lojas de produtos místicos ou exotéricos.
Um Negócio Rentável
Convém deixar claro ao leitor que a despeito das características fundamentais de uma loja de umbanda, enquanto atividade comercial, trata-se de um negócio altamente rentável, com margens de lucro muito acima da maioria dos ramos de atividades comerciais em geral. De fato, o faturamento de uma loja de artigos religiosos de umbanda e candomblé se consolida sobre margens de lucro bastante diferenciadas e interessantes em relação aos demais ramos do comércio.
Dessa forma, um planejamento adequado pode ser decisivo para o sucesso do empreendimento. Agora, se você ainda não tem certeza se este tipo de comércio dará certo em sua cidade, aproveito para te dar uma resposta definitiva: uma loja de produtos de umbanda dá certo em qualquer lugar do mundo!
Qual é o perfil ideal do proprietário de uma loja de umbanda
Se você deseja abrir sua Loja de Umbanda, uma das coisas mais importantes e pensar no seu perfil enquanto futuro proprietário. Ressaltamos, que o perfil ideal do proprietário de uma loja de umbanda é difícil de determinar, ou seja, não se pode produzir uma generalização sobre este tema.
Em geral, duas características devem estar presentes nestes empreendedores: tolerância e respeito. A tolerância a diversidade sobretudo religiosa e respeito as diferenças sobretudo culturais. Que perfil você deve sustentar enquanto futuro proprietário de uma loja de umbanda? Esta é uma boa pergunta que você deverá, até o final deste processo, ser capaz de responder.
Alguma Questões para Refletir
Neste sentido, antes de você chegue naturalmente às suas conclusões, vamos considerar algumas questões: Você é casado(a) ou solteiro(a)?; Tem filhos? Quantos? É divorciado? Tem outra renda fixa? Você enquanto proprietário, também será vendedor em tua loja? O que sua família acha de tua ideia de empreendimento? Eles apoiam? O apoio é incondicional? Eles participarão do dia-a-dia da loja? Você terá empregados? Enfim, estas e outras questões te ajudarão a encontrar as respostas para uma definição de teu comportamento enquanto futuro gestor.
O que Pode e o que Não Pode no Perfil do Proprietário de uma Loja de Umbanda
Não estamos aqui estabelecendo verdades absolutas. No entanto, falando particularmente, diante de tudo o que conversamos até agora, aparentemente um proprietário de uma loja de umbanda não deveria ser ateu, pois a sua racionalidade o levaria a zombar das práticas umbandistas, implodindo espiritualmente e de dentro para fora o seu próprio negócio.
Observe com atenção o que digo: Não deveria ser ateu! Neste tópico estamos ponderando sobre o perfil do proprietário de uma loja de umbanda, quer dizer, de uma loja de produtos religiosos de umbanda e candomblé. Não há qualquer impedimento legal para que uma pessoa que não acredite em Deus seja proprietário de um estabelecimento que comercializa produtos religiosos. No entanto, o fato de ser ateu poderá levantar questões de ordem moral e espiritual difíceis de se contornar.
Alguns Exemplos
Para exemplificar, um funcionário brincalhão poderia dizer a um cliente: Meu patrão vende produtos religiosos mas ele não acredita em Deus. Esta simples brincadeira poderia afastar um cliente mais sensível, escandalizando-o. Não se esqueça que uma loja de produtos de umbanda não é um negócio qualquer. É imprescindível acreditar que a mesma se sustenta sobre duas estruturas: física e espiritual. Os produtos, portanto, não são os mesmos de um comércio qualquer. Tratam-se de mercadorias especialmente trabalhadas, muitos produtos feitos à mão e consagrados à entidades espirituais.
E, se Eu não For Adepto das Religiões Afro-Brasileiras?
Não raro os proprietários de lojas de produtos de umbanda também são adeptos das religiões afro-brasileiras. É comum encontrarmos pais ou mães-de-santo proprietários deste tipo de estabelecimento comercial. No entanto, não é fator determinante. Quando os proprietários de lojas de umbanda detém este perfil, em geral também oferecem serviços, que geralmente se limitam a consultas espirituais à entidades incorporadas, cartas ciganas e jogo de búzios.
Meros Comerciantes?
Podemos afirmar que a grande maioria dos proprietários de lojas de umbanda não seguem uma religião específica e muitos indicam professar a fé católica. Ou seja, são meros comerciantes. Neste caso, as lojas passam a ser tratadas como meros comércios de artigos religiosos em geral, deixando, por conseguinte, de agregar as energias e forças místicas que se esperam encontrar em uma loja do ramo, pautada por seguir fielmente os postulados fundamentais da cultura umbandista.
E ai? Aprendeu um pouco mais sobre como montar uma Loja de Umbanda e Candomblé em sua cidade?
Quero te antecipar algo bastante importante para o sucesso de uma loja de produtos umbandistas: umbanda é família! Então para saber como montar uma Loja de Umbanda e Candomblé precisa levar a família em consideração. Não apenas a tua família, mas toda a família de Deus, ou seja, toda a corrente do bem que reúne as pessoas boas e que geram toda a sorte de vibrações positivas.
Na prática, quero dizer com isso que, se você puder envolver diretamente a tua família neste novo momento, não deixe de fazê-lo. A presença e o apoio de tua família em torno deste objetivo em comum criará uma egrégora que romperá todos os obstáculos, quebrando todas as barreiras que poderão surgir no caminho da realização de teu sucesso pessoal e profissional.
Esperamos que realize o seu sonho e que tenhamos ajudado em responder a pergunta: “Como montar uma Loja de Umbanda e Candomblé em sua cidade”