Por que preciso entrar em contato com as federações de cultos de matriz afro-brasileira? Ressaltamos que é bastante salutar entrar em contato com as federações de cultos afro-brasileiros, sobretudo, nas etapas iniciais de projeto e planejamento de tua futura loja de umbanda. Se você já é umbandista ou adepto de algum culto afro-brasileiro, terá maior facilidade em se aproximar. No entanto, caso você desconheça completamente o universo dos cultos afro-brasileiros, o ideal é que pesquise bastante na internet, para não começar com o pé esquerdo.
Muitas pessoas, quando pretendem saber quantos terreiros ou casas de umbanda há em uma cidade ou região fazem pesquisas em cartórios e, via de regra, não consegue obter informações atualizados. A razão para isto é que grande parte das casas de umbanda não são legalizadas, ou seja, não possuem estatuto ou CNPJ. Dessa forma, visitar uma federação poderá te dar melhores resultados, sobretudo, para quantificar o número de casas da região.
Pode haver mais de uma federação umbandista em sua região
Há estados que possuem mais de uma federação umbandista. Não fique admirado se deparar-se com duas, três ou quatro federações atuando em uma mesma região. Neste caso, provavelmente, terá que visitar mais de uma destas federais para reunir o maior número possível de informações.
Outra coisa importante: Há muita desunião entre o chamado “povo de santo”. Então, não pense que reunirá facilmente as informações que necessita. Será uma caminhada, geralmente, bastante árdua. Mas, tenho certeza que não será isto que te impedir de seguir na direção da realização de teu sonho.
O ideal, desta forma, é que se aproxime o máximo possível destas federações e das casas de umbanda de tua cidade e região, mesmo porque em breve você as convidará para a inauguração de tua loja. Tenha fé!
Com isso, acreditamos que te ajudamos um pouco a responder: “Por que preciso entrar em contato com as federações de cultos de matriz afro-brasileira?”.