Para saber quem serão teus clientes é importante compreender a diversidade das prática e rituais das diferentes nações do candomblé. A umbanda; a quimbanda; rezadores; curandeiros e benzedeiras. Dessa forma, terá não apenas uma incrível diversidade de perfis de clientes, mas, também uma demanda por produtos específicos para cada uma destas tradições.
Já ouviu falar em Ketu, Jeje e Angola? Estas são as principais nações do candomblé existente no Brasil. Mas, por que utiliza-se o termo nação? Pelo simples fato deste termo retratar a origem territorial ou linguística dos povos africanos capturados e escravizados no Brasil. Esta origem territorial e linguística se reflete na complexidade de suas tradições e enormidade do panteão de seus deuses.
Você pode perceber que não é tão simples quanto se poderia imaginar organizar uma loja de produtos de umbanda com uma variedade de produtos capazes de atender a todas as demandas específicas dos clientes adeptos de cada uma das três nações principais do candomblé existentes no Brasil, sem contar os interesses específicos dos demais clientes.
Outro fator relevante neste análise é onde irá abrir tua loja de produtos de umbanda. Vamos comparar duas capitais. A título de exemplo: Salvador e Porto Alegre. Em tese, você precisaria de um estoque de produtos mais completo e diversificado em Salvador do que necessitaria em Porto Alegre. Esta diferença se justificaria pelo simples fato de em Salvador concentrarem-se as nações do candomblé em sua diversidade de práticas e rituais, enquanto que em Porto Alegre a grande força é a umbanda.