A melhor loja de umbanda é um ideal perseguido por muitos empreendedores do ramo. No entanto, é preciso ter em mente certas singularidades distintivas destes lojas. Compreendida como uma loja de produtos religiosos em geral, as lojas de umbanda comercializam produtos destinados não apenas aos terreiros propriamente ditos de umbanda, mas também produtos destinados aos cultos dos orixás das diversas nações do candomblé, objetos utilizados pelas religiões cristãs, sobretudo o catolicismo, e nos rituais de pajelança, como os cachimbos de angico e as maracas indígenas utilizadas na jurema sagrada.
A Clientela dos Produtos de Umbanda
O tipo de clientela também distingue uma loja de produtos de umbanda de uma loja de produtos religiosos em geral. A presença do povo de santo, como são chamadas as pessoas ligadas as religiões de matriz afro-brasileira, enquanto clientes habituais é notável. Destacam-se, neste sentido, pais, mães e filhos de santo, zeladores, rezadores, benzedeiras e curandeiros.
Muitos produtos comercializados nestas lojas são considerados sagrados. Há produtos energizados, magnetizados, consagrados e cruzados. A presença de todas estas energias no interior de uma loja de umbanda se faz sentir pela mediunidade de grande parte dos clientes. Pode-se mesmo afirma que esta sintonia é fundamental para o sucesso do negócio.
Trabalhando com Produtos de uma Loja de Umbanda
Como dissemos em um artigo anterior, não é de todo incomum que clientes de uma loja de umbanda incorporem no interior da loja. Saber como proceder com estas energias; compreender como são manipuladas; e, sobretudo, acreditar na existência e realidade destas forças e fundamental para que os proprietários destas lojas vejam prosperar o seu negócio tanto no plano físico quanto no plano espiritual.
Tomada enquanto loja de produtos naturais, uma loja de produtos de umbanda se caracteriza por comercializar uma diversidade de ervas medicinais, partes desidratadas de plantas, como folhas, raízes e caules, e produtos parcialmente processados a partir de extratos, como pomadas, garrafadas e xaropes.
Por outro lado, a comercialização de incensos e defumadores, estatuetas em louça e objetos orientais diversos, como budas, pirâmides e elefantes, atribuem a estas lojas, as mesmas características das lojas de produtos místicos ou exotéricos.